ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O sistema de iluminação de emergência deve clarear os ambientes de passagem horizontal e vertical com iluminação suficiente para evitar acidentes e garantir a evacuação das áreas de risco, cumprindo o objetivo de proteger a vida das pessoas e facilitar a ação dos bombeiros.

"Somos especializados em serviços e equipamentos contra incêndios."

Saiba mais sobre as iluminações de emergências!

Outra função desse sistema é permitir o controle visual das áreas abandonadas para localização e remoção de feridos; iluminar o ambiente visando a segurança patrimonial; e sinalizar inconfundivelmente as rotas de fuga utilizáveis para abandono do local”, define o arquiteto Rubens Amaral, secretário do Comitê Brasileiro de Segurança Contra Incêndio - CB-24, acrescentando que a iluminação de emergência deve ser aprovada pelo Corpo de Bombeiros, após vistoria, e estar presente em toda edificação.

O tipo de luminária de emergência que você vai escolher e a sua potência depende basicamente do tamanho do espaço que precisa ser iluminado, ou seja, se vai precisar de uma iluminação simples ou mais potente. A intensidade da iluminação é medida em lux, que é a relação da quantidade de lúmen (unidade de fluxo luminoso) por m² do espaço a ser iluminado. Segundo a norma técnica ABNT NBR 10898, existem basicamente duas formas de iluminação de emergência: a de aclaramento e a de sinalização. A iluminação de aclaramento tem como função conseguir iluminar o piso, sendo obrigatória em lugares de circulação vertical ou horizontal, com saídas para o exterior do local. Para colocar essa iluminação em locais com desnível, como as escadas, são recomendados no mínimo 5 lux. Isso significa que para um ambiente de aproximadamente 57m², por exemplo, o ideal é usar uma luminária com 288 lúmens. Já para iluminar locais planos, como corredores e halls, são recomendados 3 lux. Uma luminária com 288 lúmens, por exemplo, tem uma cobertura de 96m².

Ficou interessado em conhecer mais sobre nossos serviços?

Entre em contato e solicite a visita de um consultor Acionar.

Scroll Up
ABRIR WHATSAPP
Precisa de ajuda?